segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A Cor na Arquitetura 2 (*post original 27/01/2017)


No último post, quando eu falei d’A Cor na Arquitetura’, cheguei a comentar que não é preciso ser um artista plástico para incluir a cor em projetos, fachadas, muros, enfim, onde quer que ela se encaixe

Mas isso não impede que artistas plásticos – e os que gostariam de ser artistas plásticos – utilizem a arquitetura como mais um suporte para a sua arte. Sim, arquitetos muitas vezes também são (ou têm a vontade de ser) artistas plásticos, e isso não deve ser motivo de vergonha, é claro. Tanto os arquitetos podem dar vazão à arte na arquitetura, como profissionais das artes plásticas podem ser chamados a contribuir – lembrando que projetos arquitetônicos são multidisciplinares e exigem de fato muitas colaborações específicas.

Para ficar mais claro, não estou falando de grafites, pintura mural, nada disso (farei um post depois sobre). Estou falando de uma arte que se incorpora ao projeto, às vezes tão bem que não se pode dissociar uma de outra. Estou falando da arte que se integra e ilumina a arquitetura.

Dois exemplos abaixo:


O primeiro é um mural, ou painel de azulejos, que está no muro externo de uma biblioteca, no caso a Biblioteca Álvaro Guerra, no Alto de Pinheiros. Não foi feito junto com o projeto, mas faz referência ao uso desse espaço, por isso utiliza o símbolo dos livros, e livros bem coloridos, para dar a ideia de um acervo variado e alegre. Eu não sabia de quem era, mas descobri que é de AntonioSDesigner, o que se pode ser verificado no local. Nesse caso as artes plásticas servem como uma indicação de uso do espaço, mostram que é uma biblioteca, e despertam a curiosidade de quem passa – a pé ou de carro.




O segundo é um edifício comercial, à Rua Harmonia, na Vila Madalena. O espaço se destaca pelos brises soleils multi-coloridos, e é claro que nesse caso as cores precisaram ser muito bem escolhidas – para compor um mural de fato artístico. Não por acaso, o local abriga lojas de arte, como a Democrart, uma espécie de galeria de arte ‘democrática’ com fotografias e reproduções acessíveis a todos os bolsos. E quem fez esse projeto? A informação não estava imediatamente disponível – ou seja, às vezes os melhores projetos não são feitos por um nome super conhecido, o que é mais um motivo para que arquitetos jovens se arrisquem mais.

Mas, pesquisando mais a fundo (como um jornalista, veja só!), descobri que é um projeto de Luiz Alcino Teixeira Leite, da LATL Arquitetura (um escritório que existe desde 1959!), e de Márcia Gullo, da Ilha Arquitetura. Portanto, é como eu disso no início: nada melhor para um projeto do que uma bela parceria. Palmas para eles.

#arquitetura #arquiteturaviva #antoniomax #antoniosdesigner #paineldeazulejos #cornaarquitetura #azulejos #azulejosartisticos #democrart #latlarquitetura #marciagullo #ilhaarquitetura #vilamadalena #tiles #artistictiles #projeto #fachadas #fachadascoloridas #brisesoleil #bibliotecaalvaroguerra #bibliotecamunicipal 

5 comentários: