quinta-feira, 3 de maio de 2018

Renovação Urbana



Painel de azulejos 'Asa de Morcego' de AntonioSDesigner


Muito se especula sobre o custo de uma transformação urbana, uma reforma que transforme as partes mais feias e deterioradas da cidade (qualquer cidade) em áreas atraentes, belas e convidativas. Para quem mora, isso significa ter mais qualidade de vida (sim, o estético tem a ver com qualidade de vida) e para quem apenas passa pelo local isso pode ter significados ainda mais amplos, pois cria outra relação entre o cidadão e a cidade. Uma outra relação que poderia ser de respeito e orgulho – a ideia de que podemos e devemos preservar esse espaço.

Acompanhando um trabalho específico aqui na Vila Madalena, posso agora afirmar que o custo para ter uma cidade mais bonita é baixo. O painel de azulejos Asa de Morcego, projeto de AntonioSDesigner, modificou um ponto de grande circulação de pessoas, pois está na saída do metrô Vila Madalena, na rua Marinho Falcão, e sua instalação foi rápida. Como se pode ver na foto abaixo, um local que parecia abandonado (e pichado, já falamos aqui sobre pichações) agora atrai atenção e olhares, enfim, cumpre uma função estética. O local já é bastante comercial, com bares, lanchonetes, mas esse painel de azulejos está instalado numa casa residencial, sem nenhuma intenção de atrair o consumidor.



Esse aliás é um dilema das cidades: são espaços para o cidadão ou para o consumidor? Se todas as paredes e muros são cobertos por propaganda, a relação que se estabelece é simplesmente a de servir como suporte ou base para o encontro de vendedores e compradores. Mas nós, arquitetos, certamente preferimos acreditar que a relação deve ser com o espaço, uma relação que deve ser estética e vivencial – sem passar pelo comercial. E isso deve ser estimulado.
Aqui em São Paulo, os outdoors foram proibidos, reafirmando a ideia de que essa relação não deve ser puramente comercial.
Se a prefeitura de São Paulo apostasse mais na renovação urbana, muitos prédios do centro poderiam, por exemplo, receber um incentivo (ex: redução do IPTU) para realizar reformas ou pinturas que renovassem o visual atualmente deteriorado. 
Painéis de azulejos, pintura, grafites, há muitas possibilidade de embelezamento – e muita gente disposta a fazer isso. Mas aparentemente os políticos hoje estão mais preocupados com outros valores ($$$) do que com a mera e inútil beleza que podemos encontrar em cada esquina.

Se houvesse mais projetos como o mostrado aqui, não há dúvida, teríamos mais qualidade de vida, e mais respeito entre os cidadãos e entre o cidadão e a cidade.


#vivaarquitetura #antoniomax #antoniosdesigner #arquitetura #vilamadalena #azulejos #paineldeazulejos #azulejosdecorados #azulejosartisticos #azulejosartesanais #tiles #designtiles

3 comentários: