sábado, 3 de fevereiro de 2018

A Temida Verticalização




Não basta dizer que a verticalização urbana (prédios + prédios + prédios) é ruim ou desagradável.  Sabemos que a cidade – qualquer uma – não comportaria metrôs, sistemas complexos e rápidos de transporte, além de outros investimentos, se todo mundo morasse em casas com no máximo dois pavimentos.
De acordo com o último censo, São Paulo tem densidade superior a 7.300 habitantes por quilômetro quadrado (nas capitais, só fica atrás de Fortaleza). Se os prédios fossem substituídos por casas, a densidade cairia, e a extensão da cidade aumentaria. As distâncias seriam maiores, e o tempo de transporte também. Do jeito que está, temos acesso rápido a lojas, padarias, restaurantes, cinemas etc. Além dessa mágica, as pessoas optam pelos apartamentos porque querem segurança.
A questão então passa a ser os critérios da verticalização, e autorização dada pelas prefeituras a determinados projetos.  Como podemos ver no exemplo acima, na Vila Madalena (rua João Moura), às vezes alguma coisa dá muito errado.
Que tipo de critério poderia ser usado para permitir que um prédio tenha mais que o DOBRO da altura dos prédios da vizinhança? Ou terá sido a falta de critério? Ou talvez a “Outorga onerosa”, lei que permite que as construtoras “paguem” para fazer prédios mais altos? (resta saber a quem elas pagam) Nesse caso, esse mostrengo (de nome Origem Vila Madalena), em uma área onde até agora só havia casas só pode ser explicado mesmo pela famigerada “outorga onerosa”, já que esse projeto foge de qualquer critério de bom senso que se poderia esperar.
Mas, mesmo assim, eles, os construtores, não estão satisfeitos, e existe um movimento para facilitar AINDA MAIS a construção de prédios mais altos.  Veja essa notícia da Joven Pan (28/09/17):

Ou seja, mesmo com a lei que permite a compra/construção de mais andares em certas regiões, as construtoras querem esse benefício sem pagar nada, mudando a lei de zoneamento e provocando acessos de coléra em urbanistas e arquitetos.

Olhem bem: a foto não mente. Sob a gestão de João Dória, absurdos como esse vão se tornar a regra. E agora, para onde corremos?

#outorgaonerosa #origemvilamadalena #antoniomax #vilamadalena #vivaarquitetura #arquiteturaviva #jovempan #urbanismo #leidezoneamento #arquitetura #zoneamento #projeto #verticalização #antoniosdesigner


4 comentários:

  1. eu passei na avenida e vi esse prédio. horroroso!!

    ResponderExcluir
  2. é uma questão que deve ser discutida por arquitetos e urbanistas... em faculdade e sindicatos

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a cidade esteja inflando de dentro para fora. Não seria melhor crescer para os lados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a verticalização importante, mas sem exageros para não agredir o meio ambiente... mais pessoas em menos metros quadrados..

      Excluir